Com meu “ânimus fudendis” em estado crítico, estava eu perambulando pela Av. Paulista, e como bom Paulista que sou “viajando” ao observar aquela riqueza multi-cultural, multi-social e demais “multis” que só quem conhece a Av. Paulista pode testemunhar.
Surpreso, não é novidade, pela falta da cidadania que assola nossa sociedade!
Uma das que mais me incomoda, é o poder da mídia em exaltar aquilo que convém, e não o correto.
Campanha “pró pedestre”. Vão pra PUTAQUEOPARIU! O problema é falta de educação, civilidade! E para quem “apoia” esse tipo de programa, que vá atravessar o cruzamento da Paulista com Augusta! Não tem um corno que respeita o semáforo de pedestre!
Well, nesse momento é normal juntar-se a “cheísse do saco” com o “saco cheio”, culminando num descrédito total à humanidade!
Como que por providência divina, (Para quem acredita! Para quem não acredita foi o Spock que mandou do futuro!), em frente ao Masp, aquele burburinho de sempre, mas chamou-me a atenção uma senhorinha com cara de vó de chapeuzinho e tudo, bem vestida e distribuindo uma espécie de panfleto. Aproximei-me e peguei o papel sem olhá-lo, quando fui alvo da seguinte frase com voz tranquila: “Obrigado por aceitar meu papel e lê-lo!”.
Confesso que fiquei chocado pela educação da senhorinha, tanto que saí da calçada indo para o vão, para ler o que havia escrito.
Uma cópia reprográfica (conhecido como Xerox) continha a cópia de um poema, ou versinho não entendo bem, de autoria desta tal Dna. Odetti, conhecida carinhosamente como “Vódetti”!
Curiosidades do texto. Em primeiro lugar, estava escrito à caneta, no topo, as seguintes frases: “Somos todos irmãos, basta de guerras, parem!”, e quatro coraçõezinhos desenhados pela autora. O texto copiado, propriamente dito trata de cuidados ao dirigir e referências aos cuidados dos pedestres. Em segundo lugar, o interessante é que, apesar deste tema voltar à baila com toda força, inclusive pelas “otoridades” locais, este texto foi escrito em Agosto de 2009.
Não me contive e gastei os próximos quarenta minutos conversando com a simpática senhorinha de seus 70 e poucos anos, recebendo uma verdadeira aula de otimismo dessa universidade da vida e interpretada por alguém de uma esperança infindável nesse tal de ser humano!
E além de tudo, voluntariamente todas as terças feiras ela vai até a Av. Paulista e incansavelmente distribui seus textos certa de fazer o seu papel.
Essa é a Vódetti!
Em 2009, ela viu seus filhos crescerem e saírem de casa (ou debaixo de sua asa), e resolveu criar um BLOG e escrever Rimas + Humor, com recados bem interessantes, politicamente corretos ou não.
Quem se interessar, o Blog é: WWW.VODETTI.BLOGSPOT.COM
O Texto em questão é:
Número 15 - OI VOCE!
TEM GENTE QUE ESTÁ PENSANDO QUE É O DONO DA RUA,
CUIDA DA VIDA DELE, MAS NEM PENSA NA SUA.
ATRAVESSE NO FAROL PARA NÃO SER ATROPELADO.
PRESTE ATENÇÃO, É CARRO PRÁ TODO LADO.
MOTORISTA, MOTORISTA, DIRIJA COM AMOR...
PARE DE CAUSAR TANTA, TANTA DOR.
TALVEZ UM DIA ESTEJA NA CALÇADA,
VAIS SENTIR NA PELE, O QUE É SER ATROPELADA.
PRESTE ATENÇÃO AO ATRAVESSAR
MOTORISTA TÁ PENSANDO SÓ, SÓ, EM PASSAR.
ELE ACELERA E ATÉ CONFIA NA SORTE...
CUIDADO MOTORISTA, BASTA DE CAUSAR A MORTE.
NO TRANSITO HÁ REGRAS, SÃO PARA SEGUIR,
SE " BEBER ", NÃO DEVERÁS DIRIGIR.
TERÁS QUE PAGAR, SE ESTA LEI INFRINGIR,
LEIS MAIS SEVERAS DEVEM CRIAR
GARANTO, QUE O TRANSITO IRÁ MELHORAR.
A MÍDIA DEVE AJUDAR.
SÓ NÃO MUDA DE IDÉIAS QUEM NÃO AS TEM
ALGUNS MUDAM QUANDO LHES CONVÉM