quarta-feira, 27 de março de 2013

A vida sob nova ótica!



Comunitat Bon dia!

         Després de molt temps d'inactivitat en aquest blog, torno ......... ups, amb ajust d'idioma en tres, dos, un ...

Bom dia comunidade,
Após um tempão fora de serviço, voltarei a postar com regularidade, eu acho, e se possível, e como não vou estabelecer alguma ordem cronológica, ou lógica, vai assim como der na telha.

Nossa história continua, a partir de março de 2013, em Barcelona, Espanha.

Estátuas "vivas" em La Rambla


Do Povo!



Impossível andar pelas ruas, e ao ouvir vozes em catalão dos transeuntes não lembrar das conversas de minha mãe, vô, vó, tia-ávó, etc. Saudade sem fim.

Poderia entrar em muitos detalhes quanto à língua, mas como não sei se é de interesse comum, segue o link para quem quiser consultar:



http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_catal%C3%A3


Enfim. Vamos falar um pouco desse povo, e tentar passar para o querido leitor as minhas impressões. Pelo menos as primeiras.

Contrário senso do que me diziam ou do que sempre pensei, ô povo simpático. São muito práticos, o que pode ser confundido em alguns momentos com aspereza, mas na verdade não é. O Brasileiro é que é de muita lenga lenga! Vou tentar exemplificar. Imaginem uma moça, carregando uma sacola pesada de compras, que vai iniciar a subida pelas escadas até o terceiro andar. 

No Brasil, o diálogo transcorreria assim:

- Bom dia.

- Bom dia.

- Quer que eu a ajude com as compras?

- Ah, não precisa.

- Mas eu insisto.

- Não vai dar trabalho?

- Imagine. Fico feliz em poder ajudar.

- Tem certeza?

- Claro.

- Está bem, se não for atrapalhar!

- De jeito nenhum.

E assim, os dois sobem as escadas no maior papo, demorando vinte minutos até se despedirem.

  
Aqui acontece exatamente assim:

- Bom dia!

- Bom dia, gostaria de ajuda?

- Obrigado, mas acho que não precisa.

- OK


...e o rapaz ultrapassa a moça pela escada estreita e entra em seu apartamento, batendo a porta!


Simples e objetivo!

Questão de adaptação!


Muitos idosos arrumadinhos andando (ainda que vagarosamente, ou com bengalas e muletas) pelas ruas. Impressionante! Eles não param!

Funcionários públicos! TODOS tratando com extrema cortesia, e não vi nenhum com semblante de saco cheio, mas o que me chamou a atenção foi a pessoalidade com que as pessoas são tratadas, e não simples números. Exemplos como: - A previsão de chegada do seu documento é na próxima quarta feira, mas se chegar antes eu te ligo! Lógico que a reação imediata é um descrente hum hum. E não é que “o cabra” ligou? Este efeito ocorreu também em outra oportunidade!

Barcelona é uma cidade lotada de turistas de vários lugares do mundo, e isso facilita um pouco as relações. O difícil é se acostumar com os horários de trabalho desse povo.

Mais um pouco até restaurante fecha na hora do almoço!

O horário médio de funcionamento das coisas aqui é, das 9:00 às 14:00, e das 16:00 às 21:00.


Quanto à linda cidade de Barcelona? 
Ah, isso é tema para próximo post!


Mas somente para dar uma palhinha, não há como ignorar a Sagrada Família...

 “É uma monumental igreja inacabada e iniciada em 19 de abril de 1882 a partir do projeto arquitetônico de Francisco de Paula del Villar (1828-1901). Ao final de 1883 Gaudi foi encarregado de continuar a obra com um majestoso projeto, mas morreu em 1926 e não chegou a ver sua mais importante obra terminada. As torres querem alcançar o céu com os contornos inspirados na montanha Santa Montserrat. A simbologia cristã está presente em toda obra de Gaudi e na superfície estão incrustadas um emaranhado de esculturas que parecem surgir com vida nas pedras. A fachada à sudoeste (Paixão) e as quatro torres, estão quase terminadas , e a nave, iniciada em 1978, ainda está em construção.”

Ainda não vi um texto pronto que consiga manifestar em sua plenitude o que é essa fantástica obra. Talvez mereça um post exclusivo.

Segue um vídeo interessante:

     Esta filmagem foi tomada em abril de 2012 por Albert Castaño e Caldevilla Luis. Um modelo novo robô foi utilizado quando as filmagens, com uma câmera acoplada que foi capaz de capturar imagens sem precedentes. Um sistema de três eixos de movimento e dispositivo de controle de lapso de tempo também foi usado para filmar este vídeo. Música por Ludovico Einaudi



Vale a pena conferir:





Por hoje é só pe..pe...pessoal!

Bona nit i fins demà si Déu vol!

Fraternal Abraço,

Guilherme
 

2 comentários:

  1. Opa, já vou conhecer a Europa toda (espero) por aqui!

    E nem é preciso ir tão longe pra ter contato com tanta diversidade assim, em vários lugares do Brasil ou mesmo de São Paulo, já vemos como tudo muda muito por região...

    Sempre bom ter novas experiências... Aproveite bem! =D

    ResponderExcluir