segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Castell de Cardona

  Cardona era, por sua importância comercial (pela Montanha de Sal), e posição geográfica, extremamente importante, por isso, nessa cidade se construiu uma maravilhosa fortaleza, o Castelo de Cardona.

  Da época carolíngia (século VIII) são os primeiros dados históricos de quando o castelo foi destruído pelos sarracenos sendo uma de suas incursões iniciais. Mais tarde, Luís, o Piedoso o ocupou e restaurou (798), em preparação para a reconquista do Barcelona. 
  A revolta dos nobres Aissó i Guillemo (826), fez fracassar a retomada, o que motivou o despovoamento da Catalunha Catalunha. A fortaleza foi finalmente restaurada no repovoamento de Wilfred o Cabeludo.
  Cardona mantém um dos mais antigos povoamentos, e o Castelo doado aos colonos por Guifré em uma data indeterminada entre 872 e 878.De estilo românico e gótico inclui a chamada Sala Dourada e Sala Dels Entresols. 
  Durante o século XV, os Duques de Cardona eram a família mais importante da Coroa de Aragão, logo atrás da Casa Real. Por isso eram chamados de ”os reis sem coroa”, pois também possuíam extensos domínios territoriais na Catalunha, Aragão e Valência, e laços dinásticos com as casas reais de Castela, Portugal, Sicília e Nápoles. 
  Em 1714, após um cerco que, em grande parte destruiu as muralhas do castelo, era um dos últimos redutos de render-se às tropas de Filipe V de Bourbon depois da conquista espanhola na Guerra da Sucessão Espanhola. 
  Sua joia é torre minyona (século XI), a 15 metros de altura e mais de 10 metros de diâmetro, a igreja românica de San Vicente de Cardona. Hoje o castelo abriga o Parador Nacional de Turismo "Duques de Cardona", e foi considerado entre os dez melhores castelos da Europa, onde se hospedar.

  O dia estava muito chuvoso, o que não me permitiu ter um bom resultado nas fotos, mas podemos ter uma idéia pelas amostras que tirei.




















 

3 comentários: