segunda-feira, 22 de abril de 2013

San Jordi (São Jorge), o dia mais meigo do ano na Catalunha


     Bom dia comunidade!  
     San Jordi é o dia dos namorados por aqui e, como acontece em muitos outros países, casais trocam presentes e amargam horas nas filas dos restaurantes para jantar à luz de velas. 
     A grande diferença é: não estamos falando de joias ou perfumes. Aqui as Núrias e os Oriols trocam rosas (para as chicas) e livros (para os chicos). Não é lindo?     Mas não é só isso. A festa também é celebrada publicamente. As ruas se enchem de barraquinhas de flores (caríssimas) e livros a ótimos preços (o governo suspende os impostos nessa data) e as pessoas, aproveitando que a primavera chegou, saem para passear pelas Ramblas do planeta. Também é tradição dar rosas às amigas/filhas/mães e livros aos amigos mais queridos.





     Mas afinal, o que Flores e livros têm haver com isso?
     Vamos lá!

A lenda do século XI conta que Jorge, um cavaleiro da Capadócia, liberta uma princesa capturada por um enorme dragão. Ferido pela lança do cavaleiro, o dragão derrama sangue e ali nasce uma roseira como signo de amor e amizade. Em homenagem a Cervantes e Shakespeare que morreram no dia de São Jorge, o dia foi escolhido também como o dia do livro.

     Entonces.......
    O grupo Amics de la Unesco,  dedica todas as suas atividades para facilitar a descoberta da diversidade com extraordinária riqueza cultural e linguística para a humanidade e promover o diálogo, a convivência eo respeito por todas as culturas, religiões e línguas do mundo.

     Desta forma, não poderia deixar de promover esta festividade também.
     Sábado na sede foram efetuadas as comemorações com a participação de rosas feitas e Origami e Dragão manufaturados pelo amigo Marcio, lançamentos de livros, música e dança típica e......ao final uma estupenda feijoada com caipirinha, feitas pelos Brazucas....é claro!
     
     Deu trabalho, mas valeu a pena, todos saíram bem satisfeitos!
     Final feliz!







3 comentários:

  1. Buenos días!
    Como você me conhece, quero as rosas e o livro também!!!

    ResponderExcluir
  2. Bem bacana isso aí hein... pelo menos não ficamos na dúvida enorme do que dar de presente em tal data. Pq aqui é osso... =/

    "Jorge é de Capadócia... Salve Jorge... Salve Jorge..."

    ResponderExcluir
  3. Agora eu tenho uma mistura de datas.. para mim era 23 de abril.. dia do idioma.. por Shakespeare e Cervantes... agora é 22 e além disso é dia dos namorados também.. quer dizer.. vamos celebrar cultura, linguas, amor e amizade todo dia!! Assim todo mundo fica feliz e não tem mais confusão.. rsrsrs... ah.. tem outro evento.. mais egoista.. foi o dia em que eu deixei a minha pátria querida..!!! O 23. não o 22... kkkk...Abraço

    ResponderExcluir