sexta-feira, 28 de junho de 2013

Não é por 20 centavos...



     Bom dia comunidade!
     Esses dias me perguntaram se eu gostei de Barcelona.
     Acho que poderia ficar alguns dias falando a respeito. 
     Muitíssimas coisas que gostei, outras nem tanto. Qualquer lugar no mundo é assim, não?
     Há quem diga “ah, nada como nossa casa”, ou nosso lar, ou nosso país, sei lá!
     Já pensei assim, mas a experiência me fez mudar de opinião.
     A qualidade de vida dos lugares onde se está vai depender de como as coisas (e pessoas) completam a sua noção e escala de valores!
     E nenhum é 100% bom, ou 100% ruim.
     Mas vou me limitar, nesse post a comentar apenas um item, e de maneira muito vaga, demonstro dados estatísticos:

Transporte Público na cidade de Barcelona, Catalunha, Espanha
População (2012) - 1.620.943 habitantes.

- 11 linhas de metro (33 milhões, SIM, de usuários em Maio/2013)

- 6 linhas de TRAM (Metrô de superfície)

16 linhas de Renfe (trem urbano municipal)

12 linhas de Ferrocarrils (trem urbano da comunidade autônoima da Catalunha que atende a Barcelona)

E ...181km de Ciclofaixas (Fora as ruas e pistas de tráfego compartilhado - estatística de 2011) - Postei algo bem bacana em em 17/04.



     Olhem que comparação, falando APENAS do metrô:





     Bem, alguns detalhes deixei propositalmente de fora, alguns como rede de ônibusmalha viária, scooters até 50 CC não necessitam de habilitação (ótimas para a cidade), etc, etc, etc
    
    Acho que por essa demonstração, já dá para ter uma ideia do quesito “transporte público” incide na qualidade de vida em Barcelona, não?
     
     E não é só por 20 centavos!
   
    Ótima sexta a todos!

Um comentário: