segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Complexo Hospitalar de San Pau

  Bom dia comunidade!
  Uma semana fantástica a meus queridos leitores!

  Neste domingo o passeio foi a um lugar maravilhoso, mas que estava com acessos limitados por motivo de restauração, mass assim que liberar, prometo voltar com mais comentários.

  Trata-se do complexo Hospitalar de San Paul, vejam os detalhes.

  O Hospital de Sant Pau (oficialmente "Hospital de la Santa Creu i Sant Pau") se originou em 1401 quando fundiram seis hospitais em Barcelona e o edifício do século XV ficou pequeno  devido ao crescimento da cidade e avanços da medicina.
  No começo do século XX, o arquiteto catalão Lluis Domenech i Montaner, a grande mente que idealizou também o Palau de la Musica, desenhou e começou a trabalhar no complexo que abrigaria o novo hospital até o ano de 2009. Muitos consideram uma das melhores obras de Domènech i Montaner, vários edifícios Independentes rodeados rodeados por jardins e conectados por meio de passagens subterrâneas.
  Mais do que um hospital o edifício principal parece uma prefeitura com sua alta torre do relógio e ladrillos brancos em ambos os lados. Além do lobby, os 16 pavilhões do complexo contam com uma decoração magnífica com estátuas, cerâmica e artesanato do artista prolífico catalão Eusebi Arnau.
   O complexo hospitalar é uma comunidade auto-suficiente e não como muitos outros hospitais de Barcelona, que são enormes edifícios prácticos destinados ao serviço médico. Desde os abobadados tetos da igreja até o aconchegante espaço que abriga a biblioteca, todos cumprem seu propósito mas seu estilo eclético nao deixa de surpreender.
  A biblioteca do Hospital de St. Paul é ideal para relaxar e desfrutar de um bom livro, ainda que a beleza dos tetos e arcos te distraiam na hora de concentrar na leitura.
  Os amantes da arte e da arquitetura vão sentir vontade de fechar os olhos de vez em quando para saborear todas as sensações, tua visita ao Hospital de Sant Paul não te deixará indiferente, te levará a muitas impressões.
  Desfrutará das belíssimas tonalidades das pinturas, ferros forjados, lustres, cristais nas janelas e colunas decoradas por brilhantes mosaicos, motivos florais e enormes portas entalhadas.

   Enfim, um local que transmite a "medievalidade" que é a Catalunha!
  Check it out!


















Nenhum comentário:

Postar um comentário