O NVe Cisne Branco (U-20) é um navio veleiro da Marinha do
Brasil, que exerce funções diplomáticas e de relações públicas. A sua missão é
a de representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais,
divulgar a mentalidade marítima na sociedade civil e preservar as tradições
navais. Ocasionalmente é utilizado como navio-escola.
Neste caso, este navio
veio prestigiar a “Lycamobile Mediterranean Tall Ships Regatta 2013”, em
resumo, “Tall Ships” são veleiros de mais de 40 metros. 2, 3 ou 4 mastros e esta
é a rota deste ano:
O Cisne Branco foi encomendado pela Marinha para as
comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Foi construído no
estaleiro Damen Shipyard , em Amsterdã, no tempo recorde de um ano e três
meses, teve a quilha batida em 9 de novembro de 1998 e sendo lançado ao mar em
4 de agosto de 1999.
Foi entregue em 4 de fevereiro de 2000 e incorporado à
Armada em 9 de março de 2000, no dia da largada da Regata Internacional
Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento, em Lisboa, mesmo dia da partida da
Armada de Pedro Álvares Cabral.
É a terceira embarcação e o segundo veleiro a
ostentar esse nome na Armada Brasileira , em homenagem ao Hino da Marinha
Brasileira, com esse título. Em heráldica, a figura do cisne significa uma feliz
travessia e um bom augúrio. Tendo percorrido a rota de Cabral, aportou ao
Brasil na mesma data do navegador (22 de Abril), tendo participado de todas as
celebrações na costa brasileira.
O Cisne Branco tem uma embarcação irmã,
construída ao mesmo tempo: o Stad Amsterdam que ostenta a bandeira dos Países
Baixos, também lançado ao mar no ano de 2000.
O primeiro Cisne Branco foi um
veleiro de 79 pés de comprimento, em madeira. Com dois mastros, era tripulado
por vinte homens. Realizou apenas uma viagem de instrução com Guardas-Marinha,
em 1979.
O segundo Cisne Branco foi um veleiro de 83 pés de comprimento, em
alumínio.
Realizou viagens de instrução com Guardas-Marinha, entre 1980 e 1986,
quando passou à Escola Naval para servir como veleiro de instrução, até ao seu
descomissionamento, no ano seguinte.
É isso aí pessoal, e quem gostou desse post, aguarde o da 2014 World Ship Race...
Belo barco!
ResponderExcluirAbração.
Léo, o Cap