Bom dia comunidade!
Para aqueles que se deliciam ao passear pelo Mercado
Municipal de São Paulo, seja pelos produtos frescos, visão multicolorida das
frutas, por simples passeio e deliciar com o o sanduíche de mortadela, ou
simplesmente para fazer compras, dedico este post de uma característica
diferente.
Será a Semana dos Mercados de Barcelona, assim, a semana
inteira será dedicada a este tema, sendo um de introdução e mais quatro de
detalhamento, um por dia selecionando as melhores (e deliciosas) informações
para meis queridos leitores.
No Brasil começa a primavera, mas aqui...o Outono, e como
um esquilo gordo, já vou iniciar minhas provisões para o inverno!
Espero que gostem.
Introdução
Barcelona é uma das poucas cidades no mundo que pode se orgulhar de uma rede distribuída de mercados
municipais, para que todos os bairros tenham um mercado próximo.
Além de sua contribuição para a qualidade de vida como promotores de uma dieta saudável e equilibrada, os mercados de Barcelona olham para o futuro com a introdução de novos serviços para as necessidades comerciais do século XXI, mas também tem um olho no passado, como os edifícios que os alojam e são reflexo da história da cidade e seus cidadãos.
Além de sua contribuição para a qualidade de vida como promotores de uma dieta saudável e equilibrada, os mercados de Barcelona olham para o futuro com a introdução de novos serviços para as necessidades comerciais do século XXI, mas também tem um olho no passado, como os edifícios que os alojam e são reflexo da história da cidade e seus cidadãos.
Instituto Municipal de Mercados de
Barcelona
Criado como
um organismo autônomo para a gestão direta e administração dos mercados locais,
IMMB, sob a orientação da Câmara Municipal que faz a aprovação de decretos, a nomeação de
diretores, criação e exclusão dos mercados e aprovação de grandes projetos.
O IMMB tem
duas ferramentas fundamentais para a modernização dos mercados: os novos
modelos Municipais e de gestão. A modernização através dos mercados de serviços
melhorados, mantendo a negociação de ações, gestão da diversidade e da
unificação da regulamentação do comércio.
Assim, o
desempenho da IMMB se concentra em três áreas: melhoria da infra-estrutura e
serviços, atualizar a oferta comercial e incorporar as políticas de promoção
comercial.
Tudo isso
sem esquecer que um novo modelo de gestão de mercado para século XXI, adaptação
do mercado ao seu entorno e a recuperação do papel cívico de coesão dos
mercados.
Plano de Mercados Municipais
Barcelona
está desenvolvendo seu potencial como uma cidade dentro de um modelo de cidadão
caráter mediterrânico que traz serviços para as pessoas a um meio urbano que
promove as relações humanas. Neste contexto, os mercados têm um papel especial.
Poucas
cidades no mundo têm uma rede de mercados locais como Barcelona: 39 mercados de
alimentos e 4 não-alimentos distribuídos estrategicamente. Em qualquer bairro
da cidade consta um mercado que, além de tudo, é um reflexo da cultura
circundante.
Não se
esqueça, no entanto, que o comércio tem evoluído e deve ser adaptado para os
mercados: os hábitos de consumo mudaram, o tempo dedicado ao lazer e formas de
relações sociais e novas tecnologias entraram no difícil mundo do comércio
eletrônico.
Ciente
desta situação, IMMB está promovendo uma série de mudanças que buscam uma
vantagem competitiva nos mercados locais, com instalações modernas, lazer e
serviços exigidos pelos cidadãos, que combinem produtos frescos, oferta
especializada e trato profissional.
Esta
vontade modernizadora já melhorou 19 dos 39 mercados municipais, e para seguir
em frente, IMMB tem investimentos previstos para a renovação das demais
instalações.
História dos mercados
Desde os
tempos romanos, a atividade comercial em Barcelona tem sido a intensa troca de
produtos e o ambiente de mercado tem desempenhado um papel importante. Enquanto
a primeira notícia sobre a existência de um mercado na cidade data do século X,
o papel de atrair novas pessoas e coesão social desenvolvida pelos mercados é
inegável.
Como muitos
outros itens da paisagem urbana, os mercados barceloneses têm refletido as
mudanças e transformações vividas pela cidade. Assim, tem se destacado introdução
da arquitetura do ferro fundido e estilo modernista.
Eles também
têm vindo a acompanhar o processo tumultuado de crescimento físico da cidade ao
longo do plano, quer através da absorção dos antigos municípios independentes,
muitos dos quais já tinham um mercado ou através da construção destas instalações
em bairros periféricos recém surgidos por causa das diferentes ondas de
imigração vivida por Barcelona.
Anseio por renovação
Tudo
isso deixou Barcelona com uma densa rede de mercados, 39 alimentícios e 4 não
alimentícios e têm sido capazes de absorver as mudanças e os desafios do
comércio e de novas formas de consumo dos cidadãos e encaram o futuro com renovação
que continuará a representar um papel importante na vida da cidade.
Encerro o pott de hoje já avisando aos navegantes que vem bastante coisa "interessante"por aí!
Uma ótima segunda feira a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário