segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Semana dos Mercados de Barcelona - Segunda Feira



   Bom dia comunidade!
   Para aqueles que se deliciam ao passear pelo Mercado Municipal de São Paulo, seja pelos produtos frescos, visão multicolorida das frutas, por simples passeio e deliciar com o o sanduíche de mortadela, ou simplesmente para fazer compras, dedico este post de uma característica diferente.
   Será a Semana dos Mercados de Barcelona, assim, a semana inteira será dedicada a este tema, sendo um de introdução e mais quatro de detalhamento, um por dia selecionando as melhores (e deliciosas) informações para meis queridos leitores.
   No Brasil começa a primavera, mas aqui...o Outono, e como um esquilo gordo, já vou iniciar minhas provisões para o inverno!
   Espero que gostem. 


    Introdução
   Barcelona é uma das poucas cidades no mundo que pode se orgulhar de uma rede distribuída de mercados municipais, para que todos os bairros tenham  um mercado próximo.
    Além de sua contribuição para a qualidade de vida como promotores de uma dieta saudável e equilibrada, os mercados de Barcelona olham para o futuro com a introdução de novos serviços para as necessidades comerciais do século XXI, mas também tem um olho no passado, como os edifícios que os alojam e são reflexo da história da cidade e seus cidadãos.
   Instituto Municipal de Mercados de Barcelona
   Criado como um organismo autônomo para a gestão direta e administração dos mercados locais, IMMB, sob a orientação da Câmara Municipal que faz a  aprovação de decretos, a nomeação de diretores, criação e exclusão dos mercados e aprovação de grandes projetos.
   O IMMB tem duas ferramentas fundamentais para a modernização dos mercados: os novos modelos Municipais e de gestão. A modernização através dos mercados de serviços melhorados, mantendo a negociação de ações, gestão da diversidade e da unificação da regulamentação do comércio.
   Assim, o desempenho da IMMB se concentra em três áreas: melhoria da infra-estrutura e serviços, atualizar a oferta comercial e incorporar as políticas de promoção comercial.
   Tudo isso sem esquecer que um novo modelo de gestão de mercado para século XXI, adaptação do mercado ao seu entorno e a recuperação do papel cívico de coesão dos mercados.



   Plano de Mercados Municipais
   Barcelona está desenvolvendo seu potencial como uma cidade dentro de um modelo de cidadão caráter mediterrânico que traz serviços para as pessoas a um meio urbano que promove as relações humanas. Neste contexto, os mercados têm um papel especial.
   Poucas cidades no mundo têm uma rede de mercados locais como Barcelona: 39 mercados de alimentos e 4 não-alimentos distribuídos estrategicamente. Em qualquer bairro da cidade consta um mercado que, além de tudo, é um reflexo da cultura circundante.
   Não se esqueça, no entanto, que o comércio tem evoluído e deve ser adaptado para os mercados: os hábitos de consumo mudaram, o tempo dedicado ao lazer e formas de relações sociais e novas tecnologias entraram no difícil mundo do comércio eletrônico.
   Ciente desta situação, IMMB está promovendo uma série de mudanças que buscam uma vantagem competitiva nos mercados locais, com instalações modernas, lazer e serviços exigidos pelos cidadãos, que combinem produtos frescos, oferta especializada e trato profissional.
   Esta vontade modernizadora já melhorou 19 dos 39 mercados municipais, e para seguir em frente, IMMB tem investimentos previstos para a renovação das demais instalações.


   História dos mercados
   Desde os tempos romanos, a atividade comercial em Barcelona tem sido a intensa troca de produtos e o ambiente de mercado tem desempenhado um papel importante. Enquanto a primeira notícia sobre a existência de um mercado na cidade data do século X, o papel de atrair novas pessoas e coesão social desenvolvida pelos mercados é inegável.
   Como muitos outros itens da paisagem urbana, os mercados barceloneses têm refletido as mudanças e transformações vividas pela cidade. Assim, tem se destacado introdução da arquitetura do ferro fundido e estilo modernista.
   Eles também têm vindo a acompanhar o processo tumultuado de crescimento físico da cidade ao longo do plano, quer através da absorção dos antigos municípios independentes, muitos dos quais já tinham um mercado ou através da construção destas instalações em bairros periféricos recém surgidos por causa das diferentes ondas de imigração vivida por Barcelona.
   
   Anseio por renovação 
   Tudo isso deixou Barcelona com uma densa rede de mercados, 39 alimentícios e 4 não alimentícios e têm sido capazes de absorver as mudanças e os desafios do comércio e de novas formas de consumo dos cidadãos e encaram o futuro com renovação que continuará a representar um papel importante na vida da cidade. 


   Encerro o pott de hoje já avisando aos navegantes que vem bastante coisa "interessante"por aí!

   Uma ótima segunda feira a todos!






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