terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Calçotada



  Bom dia comunidade!
  E este foi um final de semana de......Calçotada.
  A comunidade autônoma da Catalunha está dividida em quatro províncias, Barcelona, Terragona, Girona e Lerida.
  Na província de Lerida, há uma cidade de uns 6 mil habitantes, chamada Les Borges Blanques, região de grande produção de azeite de oliva.
  E no meio dessa plantação, com sol e frio, pude participar de minha primeira “Calçotada”.
  Mas...afinal, o que é isso?

  A “calçotada” é um prato típico catalão, originário de Valls, no Alt Camp ( província de Tarragona), nas últimas décadas tem se espalhado e pode ser apreciado em praticamente qualquer parte da comunidade durante o final do inverno e início da primavera, “calçot” é um tipo de cebolinha especialmente cultivada para esse fim, são torradas diretamente as chamas e comidas com as mão , temperadas com um molho especial, a “salvitxada”, semelhante ao molho romanesco. Depois disso, as brasas são utilizadas ​​para assar carnes ou salsichas para o prato principal.
  Cozidos ao ponto, a camada externa está carbonizada, deixando a parte interna cozida e cremosa. Tradicionalmente se traz para a mesa envolta em papel de jornal, mas nas áreas tradicionais de fora foi adaptado como um prato em uma telha de barro, que ajuda a manter o calor.
No processo para comer (arrancando a parte carbonizada com as mãos) a sujeira é inevitável, por isso, nas regiões metropolitanas de Barcelona é tradicional a usar um enorme babador no pescoço, chegando até os joelhos.
  A data típica para provar esse tipo de cebola doce é durante o inverno e primavera.
  É costume de acompanhar os bons vinhos da região (como segundo prato, alguns puristas dizem que preferem "botifarra amb mongetes", ou melhor, salsichas com feijão).

  Foi um dia agradabilíssimo e, em resumo, mais uma prova de que a simplicidade pode ser muitíssimo divertida!
  Check it out!



4 comentários:

  1. Hummm! Deu fome!
    Abração,
    Cap, o Léo

    ResponderExcluir
  2. Amigo, e olha que comi bem! Fora um monte de calçots, churrasco comandado por um argentino, bistecas, butifarras e vinho, cava, cerveja, sobremesas, etc....
    Só não puxei uma pestana no sol pq estava um frio da disgrama! KKKKKKKKK Abraxx

    ResponderExcluir
  3. Olha a cara da Adri sem intimidade nenhuma para ajudar nos preparativos kkkk

    ResponderExcluir
  4. Ah, só no começo! Depois ela sujou toda a mão! KKKKKKKK

    Caros leitores, enquanto no Brasil a gente se preocupa com lugar para colocar o gelo, e assim preservar a temperatura das bebidas, neste caso era necessário apenas um balde com água! (reparem na foto da menininha). A temperatura ambiente conservava a cerveja gelada! KKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir