quinta-feira, 5 de setembro de 2013

El Mercat de Santa Caterina - Quista Feira

   Bom dia comunidade! Uma ótima quinta feira a todos!
  E vamos lá com nosso mercado do dia, e hoje a homenagem vai para o quesito arquitetura!



  El Mercat de Santa Caterina

  O primeiro mercado coberto de Barcelona se tornou , depois da recente remodelação uma plataforma que se tornou um ícone da cidade. 


  No local agora ocupado pelo mercado foi a igreja e convento de Santa Caterina , a Ordem Dominicana dos Pregadores .  
Concluído em 1268, foi a primeira igreja gótica da cidade e uma parte fundamental de um convento inteiro onde ela também usava um claustro requintado do século XIV , uma rica biblioteca e uma torre de 40 metros de altura com um pináculo estreito para distingui-la de outras torres em Barcelona. Penyafort em San Ramon era um morador ilustre e durante alguns anos também sediou reuniões do “Consell de Cent” (instituição do autogoverno municipal de Barcelona entre os séculos XIII e XVIII.  
  A igreja e o convento de Santa Caterina foram destruídos durante a queima de conventos 25 de julho de 1835 , e o município aproveitou o espaço livre que foi deixado para a construção de um mercado.As obras começaram em 1844, após um decreto real concedido à Câmara Municipal das antigas terras da igreja para prosseguir com a sua construção ,enquanto que estipula que levaria o nome do mercado local de Elizabeth II.Tradição popular , no entanto, ignorou a ordem real e tem persistido em denominar o mercado com o nome do convento e da igreja. 
  Apesar das dificuldades e tribulações enfrentadas pelo município de Barcelona eo representante local da monarquia ,o mercado começou a operar em título provisório .  
  Em 1848 teve a inauguração de sua cobertura com estrutura de ferro , o que fez dele o primeiro mercado coberto da cidade.No século XX , durante a guerra, foi o centro de Santa Caterina a abastecer a população das cidades e vilas ao redor: San Adrián , Badalona , Santa Coloma, El Masnou, Mataro. 
   Desde Janeiro de 2001 , surge uma cobertura emblemática, o resultado do projeto de remodelação de Enric Miralles (parente?) , que se tornou um ícone da cidade. 
  O projeto inicial foi confiado ao arquiteto Josep Mas Villa , que apresentou uma proposta ambiciosa não bem sucedido devido à falta de terra . Do antigo prédio só manter a varanda da frente original já que o centro foi demolido durante o projeto de reconstrução , de acordo com Enric Miralles.

  
Escolhido na concorrência para a remodelação do mrcado em Abril de 1997 , o projeto de Miralles , foi dirigido por Igor Preguiça Curiel.
  Apoiado por três arcos metálicos de grandes dimensões que cobrem o espaço principal no sentido transversal e assenta em duas vigas de concreto apoiadas por sua vez por dois pilares que permanecem em níveis inferiores do estacionamento, a geometria externa é alcançada por cerca de cento e vinte arcos de madeira colocadas em forma de V que são baseados diretamente em seis vigas de aço.
  Ele superou 325 mil peças de vidro esmaltado de sessenta e sete cores diferentes , formando um colorogo mosaico, com ressonâncias de Gaudí, obra de Toni Comella . E é ligeiramente inclinado para a Avenida Francesc Cambo assim a água da chuva escoa a este sentido. Entre o telhado e a fachada existem painéis de madeira, que permitem a passagem do ar e proporcionar ao um mercado ventilação natural.
  Situado na fachada que dá frente para a Avenida Cambo é possível ver as arcada e pilares característicos em forma de árvore e sua cobertura de formas ondulares. Os restos visíveis do que foi a abadia da igreja de Santa Caterina está localizado na esquina das ruas são Colomines e Giralt e Pellicer.

Ano de construção: 1848
Tipo de construção : Suspensa
Área total : 3.000 m2
Área comercial: 2.176 m2
Remodelação:  descoberta da vestígios arqueológicos do antigo convento atrasou a data de abertura 2001-2005.




 E não percam, queridos leitores, amanhã postagem do último episódio da série Mercats de Barcelona, com o famoso e icônico La Boqueria!
  Até lá!

2 comentários: